Usos da Bicicleta
Tomar
Mobilidade
Constata que antigamente haviam menos bicicletas e, as que haviam eram maioritariamente de estrada. Entretanto os modelos de BTT foram aparecendo e, tornando-se no tipo de bicicleta mais comum. Atualmente reporta algum uso de bicicletas e nota que o uso para fins de mobilidade aumentou um pouco, embora a procura por bicicletas de BTT e de estrada seja muito superior, principalmente as de BTT porque são mais “polivalentes”. Referiu ainda que os principais constrangimentos ao uso para fins de mobilidade são as condições climatéricas e em menor escala o declive do terreno, de referir ainda que numa perspetiva de lazer os declives acentuados chegam mesmo a ser mais um desafio que um impedimento para o uso de bicicletas.
Quanto às bicicletas eléctricas ainda existem muito poucas, sendo o seu elevado custo o principal impedimento à sua aquisição, e na sua opinião este será um mercado de expansão lenta.
Entrevista ao mecânico sobre a mobilidade
Os estacionamentos de bicicletas na cidade são escassos. Já os que existem, como está representado nas seguintes imagens, estão em condições pobres. Podemos ver dois tipos de estacionamentos. O da imagem da acima está em más condições, igual aos demais encontrados. O da imagem da esquerda foi encontrado numa escola, encontrando-se em boas condições, possivelmente devido à falta de uso e sendo propriedade da instituição.
Classifica-se Tomar nesta dimensão como mau.